Rede acessa internet, porém não envia para a VM

Andre_97

New Member
Mar 28, 2023
9
0
1
Boa tarde a todos!

Explicando o problema (longo) em detalhes:

Instalei o proxmox em um PC/Server que possui 2 placas de rede. Em cada placa, entra um link diferente, sendo:
Link 1 - somente acesso a rede interna da casa --> IP: 10.8.200.20/16
Link 2 - acesso completo a internet --> IP: 192.168.0.180/24

Estou usando o link 1 para acessar o Proxmox (incluindo a interface Web), que por não ter acesso a internet vai me dar mais segurança. Dessa forma, a rede virtual criada automaticamente ficou assim:

Code:
auto lo

iface lo inet loopback

auto enp3s0

iface enp3s0 inet manual

#LINK 1 - INTRANET

auto enp4s0f1

iface enp4s0f1 inet static
           address 192.168.0.180/24

#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual

#wifi - desativado

auto vmbr0

iface vmbr0 inet static

address 10.8.200.20/16

gateway 10.8.200.1

bridge-ports enp3s0

bridge-stp off

bridge-fd 0

Tudo funcionando corretamente e fiz o teste de ping com êxito.
Essa vmbr0, por estar no link 1, não passa internet por ela. E aí que começa a jornada...

Instalei uma máquina virtual com debian e fui configurar a parte de rede e vi que só é possível inserir uma conexão se for uma rede virtual (uma "vmbr"). Dessa forma fui configurar para que dessa vez usasse o link 2, onde há interenet, para poder atualizar e acessar o mundo externo.
Pelo que vi nos tutoriais, para criar a próxima "vmbr" antes é preciso criar uma linux bond (onde vc indica qual placa física ela vai "puxar" a conexão) e depois criar uma linux bridge (onde vc irá puxar a rede bond e fazer a conexão final). E como foi explicado nos vídeos, eu fiz, gerou a "vmbr1" e ficou assim: (ou na imagem 1 do anexo que mostra a interface web)

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

auto enp3s0
iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

auto enp4s0f1
iface enp4s0f1 inet static
        address 192.168.0.180/24
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto bond0
iface bond0 inet manual
        bond-slaves enp4s0f1
        bond-miimon 100
        bond-mode balance-rr

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports bond0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Só que após fazer essa configuração, a internet simplesmente para de funcionar no Proxmox inteiro. É como se o link 2 perdesse acesso ao mundo exterior, após criar a vmbr1. Assim que coloco a placa enp4s0f1 (a responsável pelo Link 2) como escravo do bond0, ela perde o acesso à internet. Porém todos os vídeos mandam fazer esse processo, para que a placa física seja linkada na virutal.

O mais confuso é que, apesar de não ter acesso a internet, eu consigo pingar na rede interna do link 2. Por exemplo: existe um outro computador pessoal que também acessa a rede do link 2 e tem o IP 192.168.0.104. Fazendo o ping pelo shell do proxmox, consigo ter acesso a ele (como mostro na imagem 2), mas quando dá o ping na internet, ele não consegue (como mostro na imagem 3).
É como se tivesse alguma coisa travando a saída do link 2 para a internet, no momento da configuração da nova rede virtual "vmbr1" e não sei o que é.

Ps: Já troquei o gateway do proxmox várias vezes, mas o problema continua o mesmo.

Ps²: IMPORTANTE - Antes do link 2 chegar na máquina do proxmox, ele vem de um loadbalance. Nesse loadbalance entra dois links de internet diferentes (2 nets de bairro), onde ele decide, automaticamente, qual a melhor rede vai ser usada naquele momento e enviado para um mini switch não gerenciável fazer distribuição para meus outros PCs/roteadores dessa rede (o que inclui a máquina do proxmox). Então técnicamente, esse Link 2 que menciono lá em cima, é derivado desse loadbalance (e inclusive o IP desse loadbalance é 192.168.0.1).

Já estou quase um mês preso nesse problema, já vi vários vídeos, mexi em várias configurações e nada resolveu. Se acharem que é algo da minha rede física (tipo o loadbalance ou o pc) podem dar sugestões. Tentarei de tudo para resolver esse problema.

Attachments

• imagem 1 - vmbr1.png
    imagem 1 - vmbr1.png
    50.6 KB · Views: 18
  • imagem 2 - ping funciona.png
    imagem 2 - ping funciona.png
    20.7 KB · Views: 15
  • imagem 3 - ping ruim.png
    imagem 3 - ping ruim.png
    5.3 KB · Views: 15
Last edited:
Amigo, meu proxmox tem uma configuração bem mais simples que a sua, então não sei se enquadra. Na verdade não sei nem se entendi direito o que você quer fazer, mas vou tentar ajudar.

Meu proxmox é um minipc chinês, com 4 portas LAN. Inicialmente fiz duas bridges, vmbr0 (porta 1) e vmbr1 (porta 2, 3 e 4).

Fiz tudo pela gui, e não precisei criar nenhum bond.

Analisando sua configuração, já que pretende fazer pelo terminal, sugiro testar com as modificações abaixo:

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

iface enp4s0 inet manual
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports enp4s0
        dns-nameservers 1.1.1.1 8.8.8.8
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Fiz algumas mudanças, como tirar o auto das interfaces (ficando apenas nas bridges) e tirar o IP da interface (novamente, deve ficar apenas na bridge). Mudei o nome de enp4s0f1 para enp4s0, adicionei um DNS por via das dúvidas para a rede do proxmox.

Uso config semelhante em 2 proxmox diferentes, com sucesso.

Me avise se funcionou :)

Last edited:
Amigo, meu proxmox tem uma configuração bem mais simples que a sua, então não sei se enquadra. Na verdade não sei nem se entendi direito o que você quer fazer, mas vou tentar ajudar.

Meu proxmox é um minipc chinês, com 4 portas LAN. Inicialmente fiz duas bridges, vmbr0 (porta 1) e vmbr1 (porta 2, 3 e 4).

Fiz tudo pela gui, e não precisei criar nenhum bond.

Analisando sua configuração, já que pretende fazer pelo terminal, sugiro testar com as modificações abaixo:

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

iface enp4s0 inet manual
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports enp4s0
        dns-nameservers 1.1.1.1 8.8.8.8
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Fiz algumas mudanças, como tirar o auto das interfaces (ficando apenas nas bridges) e tirar o IP da interface (novamente, deve ficar apenas na bridge). Mudei o nome de enp4s0f1 para enp4s0, adicionei um DNS por via das dúvidas para a rede do proxmox.

Uso config semelhante em 2 proxmox diferentes, com sucesso.

Me avise se funcionou :)
Primeiramente, obrigado pela resposta tão rápida!

Sobre sua modificação, infelizmente não deu certo. Coloquei exatamente o mesmo código, porém continua sem ping. Na verdade, com essa configuração agora perdi acesso à rede do link 2. O ping para outro PC não tem retorno e para internet também está off, como mostrado nas imagens 1 e 2.

Quando estive na interface Web, percebi que a placa enp4s0, que vc renomeou, estava desativada. E junto à ela estava a placa enp4s0f1. Parece que ela não foi renomeada, mas sim duplicada! Eu tentei remover a placa enp4s0f1 e deixar apenas a enp4s0, porém sem sucesso. Ao tentar apagar, ela emite um erro e além disso, não consigo renomear (nem mesmo pelo shell). A imagem 3 mostra a interface web.
Tentei também colocar "auto" nas placas que estão desativadas, porém não obtive sucesso. Por mais que eu mexa, não consigo fazer as placas desativadas voltarem a funcionar com essa configuração.

Consigo voltar a configuração inicial a qualquer momento, porém vou deixar assim pra ver se você ou alguém consegue me dar outra dica. Pois não sei mais o que fazer.
Lembrando que o problema é quando tenta sair para a internet ele não funciona, mas continuo tendo acesso às redes internas.

Attachments

• ping 1.png
    ping 1.png
    25.6 KB · Views: 11
  • ping 2.png
    ping 2.png
    5.4 KB · Views: 10
  • web connfig - img 3.png
    web connfig - img 3.png
    26.5 KB · Views: 10
Last edited:
Please post in English only.

Boa tarde, por acaso conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema.
Boa tarde.
Infelizmente ainda não consegui resolver. Já tentei fazer uma bridge direta, mas não funciona. O único jeito de fazer funcionar é invertendo tudo e usando o link que possui internet como principal, no vmbr0 e deixando a outra rede, que não acessa a internet, pra fazer a vmbr1. Porém isso não me serve, pois ao fazer isso, preciso usar o ip do link que tem acesso a internet, pra entrar no proxmox (e não quero fazer isso pois bota em risco a segurança da rede, em caso de ataque). Agora do jeito que eu quero, botando internet na vmbr1, não vai de jeito nenhum. Já mexi em tudo e não entendi isso.
Se vc descobrir, me avisa.

Vc é BR? qualquer coisa a gente troca o whatsapp pra poder ir se falando