Instalando o Proxmox VE: Minha Experiência com a Versão 8.4 e a Solução com a 9.0 Beta
Recentemente, iniciei meu projeto pessoal de monte um servidor residencial. Meu foco principal é rodar serviços como o Jellyfin para streaming local, e para isso decidi começar com o Proxmox VE, uma plataforma de virtualização poderosa.
O Desafio com a Versão 8.4-1
Minha primeira tentativa foi com o Proxmox VE 8,4-1, mas infelizmente não obtive sucesso. Após criar o pendrive bootável (testei com Rufus e Balena Etcher0, ambos no modo DD e ISO), o sistema travava na tela de boot, sem evoluir para o instalador.
Verifiquei e revisei tudo:
- Testes diferentes Pendrivers;
- Garanti que o sistema estava em modo UEFI;
- Desativei o Secure Boot;
- Alterei opções de inicialização rápida (Fast Boot);
- Testei inclusive em diferentes portas USB.
A Solução: Proxmox VE 9.0 Beta
Decidi testar a versão Proxmox VE 9.0 Beta, mesmo sendo experimental, e para minha surpresa, funcionou perfeitamente logo de primeira! O sistema inicializou sem travamentos e seguiu até o instalador normal.
Próximos Passos
Com o Proxmox instalado e rodando bem, estou agora chegando a brincar com contêineres e VMs. Meu primeiro projeto é colocar o Jellyfin para funcionar, e até agora, estou curtindo bastante essa jornada.
Minhas configurações:
ELITE AÓRUS B550M
Ryzen 7 5700
DDR4 2x 16Gb
RTX 4070 12Gb
- Se alguém puder ajuda com algo relacionado ao ocorrido ou passado por isso, por favor, se identifique para que possamos agregar
- Um imagem baixo é uma tela de boot que congelava.
- Problema resolvido com proxmox-ve_9.0-BETA-1.iso
- https://enterprise.proxmox.com/iso/
Attachments
Last edited: