Rede acessa internet, porém não envia para a VM

Andre_97

New Member
Mar 28, 2023
9
0
1
Boa tarde a todos!

Explicando o problema (longo) em detalhes:

Instalei o proxmox em um PC/Server que possui 2 placas de rede. Em cada placa, entra um link diferente, sendo:
Link 1 - somente acesso a rede interna da casa --> IP: 10.8.200.20/16
Link 2 - acesso completo a internet --> IP: 192.168.0.180/24

Estou usando o link 1 para acessar o Proxmox (incluindo a interface Web), que por não ter acesso a internet vai me dar mais segurança. Dessa forma, a rede virtual criada automaticamente ficou assim:

Code:
auto lo

iface lo inet loopback



auto enp3s0

iface enp3s0 inet manual

#LINK 1 - INTRANET



auto enp4s0f1

iface enp4s0f1 inet static
           address 192.168.0.180/24

#LINK 2 - INTERNET



iface wlp5s0 inet manual

#wifi - desativado



auto vmbr0

iface vmbr0 inet static

        address 10.8.200.20/16

        gateway 10.8.200.1

        bridge-ports enp3s0

        bridge-stp off

        bridge-fd 0

Tudo funcionando corretamente e fiz o teste de ping com êxito.
Essa vmbr0, por estar no link 1, não passa internet por ela. E aí que começa a jornada...

Instalei uma máquina virtual com debian e fui configurar a parte de rede e vi que só é possível inserir uma conexão se for uma rede virtual (uma "vmbr"). Dessa forma fui configurar para que dessa vez usasse o link 2, onde há interenet, para poder atualizar e acessar o mundo externo.
Pelo que vi nos tutoriais, para criar a próxima "vmbr" antes é preciso criar uma linux bond (onde vc indica qual placa física ela vai "puxar" a conexão) e depois criar uma linux bridge (onde vc irá puxar a rede bond e fazer a conexão final). E como foi explicado nos vídeos, eu fiz, gerou a "vmbr1" e ficou assim: (ou na imagem 1 do anexo que mostra a interface web)

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

auto enp3s0
iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

auto enp4s0f1
iface enp4s0f1 inet static
        address 192.168.0.180/24
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto bond0
iface bond0 inet manual
        bond-slaves enp4s0f1
        bond-miimon 100
        bond-mode balance-rr

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports bond0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Só que após fazer essa configuração, a internet simplesmente para de funcionar no Proxmox inteiro. É como se o link 2 perdesse acesso ao mundo exterior, após criar a vmbr1. Assim que coloco a placa enp4s0f1 (a responsável pelo Link 2) como escravo do bond0, ela perde o acesso à internet. Porém todos os vídeos mandam fazer esse processo, para que a placa física seja linkada na virutal.

O mais confuso é que, apesar de não ter acesso a internet, eu consigo pingar na rede interna do link 2. Por exemplo: existe um outro computador pessoal que também acessa a rede do link 2 e tem o IP 192.168.0.104. Fazendo o ping pelo shell do proxmox, consigo ter acesso a ele (como mostro na imagem 2), mas quando dá o ping na internet, ele não consegue (como mostro na imagem 3).
É como se tivesse alguma coisa travando a saída do link 2 para a internet, no momento da configuração da nova rede virtual "vmbr1" e não sei o que é.


Ps: Já troquei o gateway do proxmox várias vezes, mas o problema continua o mesmo.

Ps²: IMPORTANTE - Antes do link 2 chegar na máquina do proxmox, ele vem de um loadbalance. Nesse loadbalance entra dois links de internet diferentes (2 nets de bairro), onde ele decide, automaticamente, qual a melhor rede vai ser usada naquele momento e enviado para um mini switch não gerenciável fazer distribuição para meus outros PCs/roteadores dessa rede (o que inclui a máquina do proxmox). Então técnicamente, esse Link 2 que menciono lá em cima, é derivado desse loadbalance (e inclusive o IP desse loadbalance é 192.168.0.1).

Já estou quase um mês preso nesse problema, já vi vários vídeos, mexi em várias configurações e nada resolveu. Se acharem que é algo da minha rede física (tipo o loadbalance ou o pc) podem dar sugestões. Tentarei de tudo para resolver esse problema.
 

Attachments

  • imagem 1 - vmbr1.png
    imagem 1 - vmbr1.png
    50.6 KB · Views: 15
  • imagem 2 - ping funciona.png
    imagem 2 - ping funciona.png
    20.7 KB · Views: 13
  • imagem 3 - ping ruim.png
    imagem 3 - ping ruim.png
    5.3 KB · Views: 13
Last edited:
Amigo, meu proxmox tem uma configuração bem mais simples que a sua, então não sei se enquadra. Na verdade não sei nem se entendi direito o que você quer fazer, mas vou tentar ajudar.

Meu proxmox é um minipc chinês, com 4 portas LAN. Inicialmente fiz duas bridges, vmbr0 (porta 1) e vmbr1 (porta 2, 3 e 4).

Fiz tudo pela gui, e não precisei criar nenhum bond.

Analisando sua configuração, já que pretende fazer pelo terminal, sugiro testar com as modificações abaixo:

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

iface enp4s0 inet manual
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports enp4s0
        dns-nameservers 1.1.1.1 8.8.8.8
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Fiz algumas mudanças, como tirar o auto das interfaces (ficando apenas nas bridges) e tirar o IP da interface (novamente, deve ficar apenas na bridge). Mudei o nome de enp4s0f1 para enp4s0, adicionei um DNS por via das dúvidas para a rede do proxmox.

Uso config semelhante em 2 proxmox diferentes, com sucesso.

Me avise se funcionou :)
 
Last edited:
Amigo, meu proxmox tem uma configuração bem mais simples que a sua, então não sei se enquadra. Na verdade não sei nem se entendi direito o que você quer fazer, mas vou tentar ajudar.

Meu proxmox é um minipc chinês, com 4 portas LAN. Inicialmente fiz duas bridges, vmbr0 (porta 1) e vmbr1 (porta 2, 3 e 4).

Fiz tudo pela gui, e não precisei criar nenhum bond.

Analisando sua configuração, já que pretende fazer pelo terminal, sugiro testar com as modificações abaixo:

Code:
auto lo
iface lo inet loopback

iface enp3s0 inet manual
#LINK 1 - INTRANET

iface enp4s0 inet manual
#LINK 2 - INTERNET

iface wlp5s0 inet manual
#wifi - desativado

auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
        address 10.8.200.20/16
        gateway 10.8.200.1
        bridge-ports enp3s0
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

auto vmbr1
iface vmbr1 inet static
        address 192.168.0.180/24
        gateway 192.168.0.1
        bridge-ports enp4s0
        dns-nameservers 1.1.1.1 8.8.8.8
        bridge-stp off
        bridge-fd 0

Fiz algumas mudanças, como tirar o auto das interfaces (ficando apenas nas bridges) e tirar o IP da interface (novamente, deve ficar apenas na bridge). Mudei o nome de enp4s0f1 para enp4s0, adicionei um DNS por via das dúvidas para a rede do proxmox.

Uso config semelhante em 2 proxmox diferentes, com sucesso.

Me avise se funcionou :)
Primeiramente, obrigado pela resposta tão rápida!

Sobre sua modificação, infelizmente não deu certo. Coloquei exatamente o mesmo código, porém continua sem ping. Na verdade, com essa configuração agora perdi acesso à rede do link 2. O ping para outro PC não tem retorno e para internet também está off, como mostrado nas imagens 1 e 2.

Quando estive na interface Web, percebi que a placa enp4s0, que vc renomeou, estava desativada. E junto à ela estava a placa enp4s0f1. Parece que ela não foi renomeada, mas sim duplicada! Eu tentei remover a placa enp4s0f1 e deixar apenas a enp4s0, porém sem sucesso. Ao tentar apagar, ela emite um erro e além disso, não consigo renomear (nem mesmo pelo shell). A imagem 3 mostra a interface web.
Tentei também colocar "auto" nas placas que estão desativadas, porém não obtive sucesso. Por mais que eu mexa, não consigo fazer as placas desativadas voltarem a funcionar com essa configuração.

Consigo voltar a configuração inicial a qualquer momento, porém vou deixar assim pra ver se você ou alguém consegue me dar outra dica. Pois não sei mais o que fazer.
Lembrando que o problema é quando tenta sair para a internet ele não funciona, mas continuo tendo acesso às redes internas.
 

Attachments

  • ping 1.png
    ping 1.png
    25.6 KB · Views: 9
  • ping 2.png
    ping 2.png
    5.4 KB · Views: 8
  • web connfig - img 3.png
    web connfig - img 3.png
    26.5 KB · Views: 8
Last edited:
Please post in English only.
 
Boa tarde, por acaso conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema.
Boa tarde.
Infelizmente ainda não consegui resolver. Já tentei fazer uma bridge direta, mas não funciona. O único jeito de fazer funcionar é invertendo tudo e usando o link que possui internet como principal, no vmbr0 e deixando a outra rede, que não acessa a internet, pra fazer a vmbr1. Porém isso não me serve, pois ao fazer isso, preciso usar o ip do link que tem acesso a internet, pra entrar no proxmox (e não quero fazer isso pois bota em risco a segurança da rede, em caso de ataque). Agora do jeito que eu quero, botando internet na vmbr1, não vai de jeito nenhum. Já mexi em tudo e não entendi isso.
Se vc descobrir, me avisa.

Vc é BR? qualquer coisa a gente troca o whatsapp pra poder ir se falando
 

About

The Proxmox community has been around for many years and offers help and support for Proxmox VE, Proxmox Backup Server, and Proxmox Mail Gateway.
We think our community is one of the best thanks to people like you!

Get your subscription!

The Proxmox team works very hard to make sure you are running the best software and getting stable updates and security enhancements, as well as quick enterprise support. Tens of thousands of happy customers have a Proxmox subscription. Get yours easily in our online shop.

Buy now!